VII Congresso de Geografia Portuguesa – Desenvolvimento local, Ambiente, Ordenamento e Tecnologia



Local: Coimbra, no Auditório da Reitoria.
Data: de 26 a 28 de Novembro de 2009.
Organização:Associação Portuguesa de Geógrafos, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Coimbra
Temas a tratar:
1 - Geografia e cidadania. Formação e Didáctica.
2- Natureza e Ordenamento do Território. A conquista de novos espaços para a Geografia.
3 - Lazer, turismo e qualidade de vida. uma sociedade do trabalho a criar tempo livre.
4 - Poder Local, Planeamento e Gestão Territorial. Novas oportunidades de uma velha disciplina.
5 -Novos modos de representar o território. Entre a leitura da realidade e a construção de modelos.
6 - Para uma geografia física presente. O compromisso da sustentabilidade.

Inscrições online
Programa
Sitio do congresso

Comentários

Mário Nogueira disse…
Olá caro Geógrafo.
Sou docente de história em Ovar licenciei-me na Faculdade de Letras em Coimbra no ano de 2001. Fiz muitos amigos no curso de geografia e alguns deles trabalham aqui perto.
Acompanho o seu blog semestralmente até porque, muito destes congressos e workshoop que se realizam pelo país fora são por esta via comunicativa que eu me vou actualizando.
Fiquei surpreendido na semana passada por um trabalho, feito por colegas vossos, para uma empresa de turismo de Coimbra relacionado com a 1ª Dinastia. Historicamente parece-me bem concebido, e cartograficamante está simplesmente fantástico. Vou usar este grande trabalho para as minhas aulas de 10/11 ano porque é uma belíssima forma de dar uma aula usando estas novas inovações.
Estou contente pelo Geografia de Coimbra e parabéns a todos vocês todos.
Mário Nogueira
Lisete Osório disse…
Olá caro Mário, Obrigado pela visita e comentário.
É com muita alegria que leio o seu comentário e a forma como reconhece a importância do trabalho em equipa e de forma interdisciplinar.
Embora sendo de História, é preciso muitas vezes recorrer à cartografia para explicar muitos acontecimentos.Têm surgido várias geoferramentas, que podem ser usadas nas aulas, tornando-as mais atractivas e cativando mais. Se estiver interessado nisto e quiser saber mais, pode mandar-me um email para lisete1985 (arroba) hotmail (ponto) com e indico-lhe algumas ferramentas gratuitas na Web que pode usar. Um abraço e volte sempre, Lisete Osório

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos